1000 Awesome things

Eu escrevi esse texto em 2011, em um blog chamado Pensador Mercadológico. Decidi  que esse seria o meu primeiro post aqui porque ele é, ainda, muito verdadeiro para mim. A história desse post é o motivo pelo qual senti vontade de voltar a escrever e usar AWESOME como o nome do meu blog.

SEJA UM BOBO ALEGRE

Você já parou para pensar um pouquinho na quantidade de coisas que você já reclamou hoje. O trânsito está ruim, as ruas estão esburacadas, a internet não está funcionando, a encomenda não chegou, mais um político mentindo, o dólar subiu, e assim vai.

Diariamente reclamamos sobre as mais diversas coisas. Reclamamos com razão, mas muitas vezes, reclamamos por diversão. Sim, já se tornou parte da nossa rotina, da nossa cultura, reclamar, e reclamar, e reclamar mais um pouco. Parece que alivia o stress, e por incrível que pareça, conseguimos nos unir e ficar mais próximos de outras pessoas que reclamam o mesmo que nós.

Tem gente que usa o Facebook, o Twitter e o Instagram como uma máquina de reclamações. Ali, colocam todas as raivas para fora e com alegria, esperam as pessoas retuitarem, marcarem, compartilharem e comentarem o que postaram.

Eu também já fui assim. Às vezes ainda me pego recaindo e reclamando, mas respiro fundo e paro. Não deixo de ver problemas, mas não quero passar o dia reclamando e me alimentando de reclamações.

Na verdade, eu sempre fui um pouco boba alegre, sempre olhei o mundo com os olhos de criança. No entanto, fui crescendo, fui me adaptando ao mundo adulto e fui perdendo um pouco dessa alegria, dessa admiração pelo mundo e fui me perdendo no mundo das reclamações, do desgosto, do ruim, do pior.

Sou super a favor de críticas, mas de críticas construtivas. Acho que muitos, ainda não entenderam o que significa criticar, e fazem uso da crítica de forma avassaladora, sem embasamento, e o pior, de uma forma que eu chamo de crítica destrutiva. Quando leio algumas reclamações pesadas eu fico pensando que tem muita gente se perdendo nesse mundo cinzento e que estão esquecendo de ser um pouco mais bobos alegres.

Não estou dizendo que devemos deixar de ver os problemas, de querer melhorar e exigir melhorias. Estou dizendo que devemos para de SÓ reclamar.  Parece que para alguns,  o mais legal do dia é reclamar e ver seu post ali, curtido por várias pessoas, Fico pensando se ao longo do dia, essas pessoas param e se perguntam o que será que tem para elogiar, apreciar no seu dia a dia.

Um dos primeiros vídeos do TED que eu assisti foi sobre de rapaz que criou um blog chamado 1000 Awesome Things (1000 coisas fantásticas/maravilhosas). Quando a vida dele estava terrível, ele resolveu criar esse blog para se lembrar de todas as coisas AWESOME, fantásticas, que ele vivia a cada dia. Exemplos como:  encontrar uma nota de 20 reais dentro de um casaco, ser o primeiro da fila no supermercado, o cheiro de bolo saíndo do forno, banho de chuva em um dia quente e um dia de sol depois de tanta chuva. As pessoas começaram a se identificar com essa ideia e começaram a sugerir outras para o blog, e assim o blog virou um livro (na verdade hoje já são vários).

Screen Shot 2015-03-28 at 9.25.59 PM

Já usei esse blog, o TED e inclusive o livro que acabei comprando, conversando com amigos e até como atividade de sala de aula. Contei essa história para uma amiga e foi então que o termo bobo alegre apareceu. O título desse post é uma homenagem à ela. Essa minha grande amiga, disse que achava que ser assim é ser meio bobo alegre. Será? Se for, então eu sou boba alegre, e feliz.

Será que para cada coisa que reclamamos no dia podemos pensar em algo legal que nos aquece a alma? Será que podemos pensar em uma coisa para cada dia, até o final do ano que achamos AWESOME?  Garanto que será bacana descobrir como existem coisas que te agradam e que você nem lembrava.

Mudando a perspectiva com que encaras as coisas não quer dizer que os problemas deixarão de existir, ou que eles não deverão ser considerados e melhorados, mas a sua vida será mais alegre, mais tranquila e melhor.

E ai, o que é para você AWESOME? Já pensou em algo hoje? Eu vou adorar saber aquilo que encanta cada um de vocês.

Com amor,

Aline Jaeger

3 comentários sobre “1000 Awesome things

  1. Acho magnifico ter pais com 74 e 83 anos de idades e eles estarem super bem de saúde, alegres e felizes por pelo menos um dos filhos deles estar fazendo uma faculdade, mesmo sendo negra, mulher, pobre e lésbica.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

